Vantagens dos tecidos com elastano

O elastano é um composto sintético derivado do petróleo, criado em 1959, para ser o principal substituto da borracha, que é uma matéria-prima natural, escassa, de difícil extração e, por isso, é inviável o seu uso em larga escala.

Também chamado de Spandex, o elastano é caracterizado por apresentar alta elasticidade e resistência. Por isso, esse material é empregado em tecidos de fibras naturais, sintéticas ou malhas mistas para garantir peças que se ajustem facilmente ao corpo de forma confortável.

É importante esclarecer que o elastano não é um tipo de tecido, ou seja, não é possível fabricar uma peça com 100% elastano, sendo esse composto apenas um aditivo para garantir flexibilidade e elasticidade à roupas comuns, acessórios e uniformes profissionais.

Quer saber mais sobre as características e benefícios que o elastano oferece aos tecidos? Confira abaixo algumas informações importantes sobre esse material que inovou o vestuário.

Características do tecido com elastano

Um tecido que possui elastano na sua composição pode ser apenas um pouco maleável, ser mais expansível ou esticar até o dobro do seu tamanho.

O que definirá o quanto uma roupa é elástica é a porcentagem de elastano presente na malha. Quando esse valor é de 2 a 3%, o tecido apresenta uma leve elasticidade, porém, essa quantidade de material é útil para aumentar o conforto e a durabilidade do tecido.

Peças com elastano não sofrem tantos desgastes por rompimento das fibras, o que evita que fiquem esgaçadas por conta do uso da máquina de lavar ou por outros fatores, como no uso laboral, que exige tecidos mais duráveis.

Quando o elastano é aplicado em maior porcentagem, entre 10 e 20%, a malha se torna amplamente elástica, garantindo total ajuste ao corpo. Essa quantidade de elastano é muito usada em moda feminina, em roupas de ginástica e em peças com a função de aumentar o isolamento térmico.

Uma grande vantagem de usar o elastano, principalmente no caso de uniformes profissionais, que exigem certas características como durabilidade e conforto, é a sua resistência a alguns fatores.

A transpiração e a água rica em sais minerais podem danificar as roupas em poucos meses de uso por conta do efeito corrosivo causado pelos sais. A exposição a agentes químicos e ao sol também causam alguns estragos às malhas ao longo do tempo. Esses problemas são bem menos frequentes quando se opta pelo uso de tecidos compostos com elastano.

Por conta desses benefícios que esse material com propriedades elásticas oferece, os tecidos mistos com elastano são bastante usados em diversas finalidades, desde a moda íntima até acessórios funcionais. E, claro, também são uma ótima opção para confecção de uniformes profissionais mais ajustáveis, confortáveis e resistentes.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.