Reciclagem de uniformes – O que fazer com uniformes velhos

Depois de um certo tempo de uso, os uniformes acabam se desgastando e precisam ser substituídos por peças novas. Mas, infelizmente, a grande maioria dessas roupas acaba indo para o lixo.

Mesmo que tais itens não possam ser utilizados pelos colaboradores da sua empresa, eles ainda podem ser muito úteis para diversos fins. Além disso, é importante pensar na questão ambiental e ajudar a impedir que toneladas de tecido sejam jogadas em lixões, demorando anos para se decomporem.

Conheça agora como funciona o processo de transformação de uniformes usados em diversos tipos de artigos e como garantir uma destinação correta às roupas profissionais usadas pelos seus funcionários.

Processo de reciclagem de uniformes

As peças de uniforme podem ser recicladas de diversas maneiras. As formas mais comuns de reutilizar esse tipo de produto é por meio da trituração e do recorte dos tecidos.

Quando as roupas sofrem o processo de trituração, todo o tecido é transformado em pedaços muito pequenos, com o cuidado de não deixarem expostas nenhuma informação que identifique a empresa. Com esse tecido triturado, podem ser feitos diversos novos produtos como enchimento para almofadas, colchonetes, brinquedos e material de isolamento acústico.

No caso do processo de recorte, há o cuidado de se fazer a retirada de logotipos, nomes dos funcionários, telefone, site ou qualquer outro dado referente à empresa. São usados, então, apenas os pedaços de tecido sem qualquer identificação. Esses retalhos podem ser incorporados na fabricação de tapetes, materiais de limpeza, bonecas, bolsas e sacolas ecológicas.

Quando reciclar os uniformes da sua empresa

O descarte de uniformes profissionais mais comum acontece quando um funcionário devolve a sua vestimenta por conta de algum dano. Mas, além disso, é possível implantar uma política de renovação da uniformização, principalmente nos casos onde há trabalho mais pesado, com desgaste periódico pela natureza dos serviços.

É muito importante, também, exigir dos funcionários que estão saindo da empresa a devolução dos uniformes usados. Essa prática evita que o nome da sua organização seja usado por outras pessoas, o que poderia colocar em risco a segurança do patrimônio corporativo e dos seus colaboradores. Sem falar no mau uso da sua marca, o que poderia causar má impressão aos olhos do público.

Na Uniformes Paraná oferecemos um processo de reciclagem de uniformes que garante a destinação correta das vestimentas que estão impróprias para uso.

As roupas passam por uma máquina trituradora, o que deixa o material totalmente sem qualquer identificação. Ou seja, por meio dessa técnica, não é possível ver logotipo, frases, nomes ou qualquer outra informação que poderia deixar a sua marca exposta de forma inadequada.

Esse tecido triturado é usado como enchimento, principalmente de colchonetes. Ou seja, a nossa equipe cuidará para que os uniformes antigos da sua empresa não tenham uso inapropriado, se tornem úteis e ajudem o meio ambiente com um processo limpo de reciclagem.

Entre em contato conosco. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.