Por que usar uniformes na sua empresa?

O uso de uniformes é cada vez mais comum em vários tipos de ambientes de trabalho, desde os micro negócios até grandes corporações. Mas, apesar de toda popularidade, alguns gestores ainda têm dúvidas sobre implantar ou não a uniformização dos seus colaboradores.

Para ajudar você a entender melhor sobre a importância de manter os funcionários da empresa uniformizados, separamos alguns dos principais motivos para incorporar essa prática na sua cultura organizacional. Continue lendo o artigo e veja por que você pode se beneficiar do uso de uniformes profissionais.

Evita equívocos e constrangimentos

Mesmo que haja regras de conduta bem claras dentro da empresa e que seja exigido dos colaboradores o uso roupas formais no ambiente de trabalho, você pode ser surpreendido por conta de alguma vestimenta inapropriada eventualmente.

Algumas pessoas acreditam que uma calça desbotada é adequada para o trabalho ou que uma blusa de alças finas não mostra demais, por exemplo. A opinião sobre o que cai bem ou não pode variar muito de pessoa para pessoa. O uso de uniformes evita esses julgamentos equivocados e garante que todos transmitam uma imagem profissional.

Além disso, o uso apenas eventual de uma roupa fora do esperado por uma ou poucas pessoas pode ser o suficiente para estimular outras pessoas a usarem roupas mais “à vontade”, tornando o ambiente bem diferente do ideal.

Promove retorno indireto e credibilidade

O ambiente de trabalho e postos de atendimento com um ar mais profissional gera automaticamente aumento da percepção de confiabilidade.

A impressão de alguém que visita uma empresa e encontra todos os funcionários trabalhando uniformizados no escritório é muito diferente do que se estivessem cada um à sua maneira. Ver todos de uniforme causa uma sensação de organização e profissionalismo, o que pode fazer toda diferença na hora de fechar boas negociações.

Essa percepção é ainda mais importante quando se trabalha com atendimento ao público. O cliente se sente mais seguro quando tem certeza de que está tratando com alguém que pertence ao quadro da empresa.

Por isso, investir em uniformes profissionais gera um bom retorno indireto. Ou seja, a sua empresa não lucrará diretamente com o uso de uniforme, mas com a impressão que ele causa em clientes, parceiros e fornecedores.

Desperta sentimentos de igualdade e de pertencimento

Alguns funcionários podem até gostar da cultura da vestimenta livre. Mas, na maioria das vezes, o uniforme traz mais vantagens e acaba sendo a preferência da maioria.

Isso acontece porque, como já diz o nome, as roupas padrão da empresa deixam os colaboradores uniformes. O fato de alguns terem roupas melhores, ou a falta de identidade entre as equipes de trabalho pode causar falta de sentimento de igualdade.

Essa percepção de que são todos iguais e trabalham vestindo, literalmente, a mesma camisa, provoca a sensação de pertencer a um grupo homogêneo, onde todos estão sendo tratados da mesma maneira e sem julgamentos em relação à aparência.

Garante conforto e economia

A adoção de uniformes pelas empresas também é muito vantajosa para os funcionários, que não precisam se preocupar em comprar roupas adequadas para o trabalho.

Outro fato bastante relatado por diversos colaboradores, de várias áreas de atuação, é que eles não precisam gastar suas próprias roupas. Essa economia certamente fará com que a maior parte dos seus funcionários fique satisfeita por ter a oportunidade de usar uniformes.

Além disso, um uniforme confeccionado de acordo com as funções exercidas pelos trabalhadores garante maior conforto durante a jornada de trabalho.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.