Liderança e trabalho em equipe: como treinar líderes de sucesso

O líder é uma figura de extrema importância em uma organização. Cada pessoa que exerce função de liderança tem o poder de coordenar os colaboradores da sua equipe de forma a unirem esforços para trabalharem de forma harmônica em prol de um objetivo em comum.

Por isso, é essencial que todos que possuam algum cargo de liderança, em qualquer nível da organização, passe por um treinamento para desenvolver suas competências e exercer a liderança com maestria.

Confira agora alguns pontos fundamentais que devem ser trabalhados junto aos líderes da sua empresa.

Comunicação

Todo líder deve conduzir os membros da sua equipe de trabalho, determinando suas ações e oferecendo o suporte para que cada um consiga dar o seu melhor. E, para que as instruções sejam passadas de forma efetiva, é preciso que haja uma comunicação assertiva.

É necessário que haja um entendimento de que a comunicação deve ser sempre clara, objetiva, inclusiva e não-violenta. Mesmo em casos de advertências ou comunicados de emergência, a linguagem deve ser sempre amigável, de forma a despertar consciência e nunca medo ou sensação de repressão.

Além disso, toda comunicação feita dentro da sua empresa deve ser feita de maneira alinhada aos valores da sua organização, de forma a fortalecer a sua cultura organizacional.

Gerenciamento de conflitos

Discordâncias e conflitos são muito comuns nas relações humanas, e no ambiente de trabalho não é diferente. Mesmo que tudo seja bem coordenado e que as pessoas sejam gentis umas com as outras, alguns divergências ocorrerão eventualmente.

Quando houver qualquer iminência de conflito, cabe ao líder contornar a situação e garantir que o ambiente de trabalho permaneça estável. Por isso é importante que o treinamento de liderança trabalhe o olhar do líder em relação aos anseios dos colaboradores. É interessante, também, abordar técnicas de desenvolvimento de inteligência emocional para os liderados.

Empowerment e motivação

Dar poder às pessoas e manter a motivação individual de cada um dos subordinados é importante para criar equipes de trabalho mais fortes.

O ato de delegar é uma das formas mais efetivas de empoderar os trabalhadores. No momento em que um chefe confere uma responsabilidade a alguém, esse colaborador sente que o seu talento está sendo valorizado.

É importante treinar os líderes para que eles saibam distribuir tarefas aos membros de sua equipe de forma a entregar poder, sem parecer que estão apenas dando ordens.

Otimização de desempenho

Cabe ao líder extrair o melhor de cada indivíduo, ajudando individualmente todos os seus funcionários a minimizarem suas dificuldades e otimizarem suas qualidades.

Alguns métodos de avaliação de desempenho e feedback podem fazer parte da rotina de trabalho de um líder. Esse tipo de ferramenta ajuda a trabalhar cada talento de forma focada e efetiva.

Depois que um líder é treinado, ele poderá oferecer treinamentos de melhorias de desempenho para os seus colaboradores, demonstrando estar disposto a promover o desenvolvimento profissional de cada um.

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