Estratégias para recrutar melhor em 2019

Os recursos humanos são a parte mais importante de qualquer empresa. Sem pessoas não haveria planejamento, processos, vendas, nem mesmos as máquinas poderiam funcionar corretamente.

Todo o sucesso de uma organização depende da rotina de recrutamento e contratação. E uma empresa só conseguirá obter bons lucros se tiver recursos humanos capacitados e trabalhando alinhados com os objetivos corporativos.

Colaboradores perfeitos para a sua empresa podem estar a procura de oportunidades a qualquer momento. Você pode atrair essas pessoas usando estratégias de marketing de recrutamento, em vez de usar métodos mais caros e antigos, como fazer anúncios ou cadastrar vagas em agências.

Além disso, para facilitar o trabalho do pessoal de recursos humanos e poupar tempo, é mais efetivo atrair candidatos constantemente do que correr atrás de profissionais somente no momento em que há necessidade de contratação.

Aproveite as dicas abaixo e elabore uma boa estratégia de marketing de recrutamento para conquistar e manter os melhores talentos para a sua empresa.

Recrutamento social

Até poucos anos atrás, o único canal de comunicação das organizações com o seu público, e também com os seus potenciais colaboradores, era o seu espaço físico. Hoje em dia, as empresas usam as redes sociais para estabelecer relações mais próximas e transmitir a sua mensagem para um número de pessoas muito maior.

Hoje em dia, as empresas usam as redes sociais para estabelecer relações mais próximas e transmitir a sua mensagem para um número de pessoas muito maior.

Mídias como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin são excelentes ferramentas para atrair profissionais qualificados. Por isso, é muito importante construir perfis comerciais, oferecendo conteúdo e atendimento também para pessoas interessadas em obter informações sobre processos seletivos.

E-mail marketing

Estamos acostumados a receber mensagens de e-mail marketing na condição de cliente ou lead de alguma empresa. Mas essa ferramenta pode ser usada também para criar relacionamento com possíveis colaboradores.

O ideal é que a sua empresa mantenha listas de endereços de e-mail de profissionais que já enviaram bons currículos, divididas por cargos pretendidos. Assim, sempre que surgir alguma vaga, é só fazer um disparo para a determinada lista falando sobre o processo seletivo.

Endomarketing

O marketing feito dentro da empresa com o intuito de conquistar e fidelizar os seus colaboradores é o que chamamos de endomarketing.

Estratégias de marketing interno diminuem a rotatividade de pessoal, aumenta a satisfação dos trabalhadores e a sua produtividade. Além disso, o endomarketing cria verdadeiros advogados da organização, que ajudam a disseminar as vantagens de trabalhar para a sua empresa para outras pessoas.

É por meio de ações de melhoria de clima organizacional, (clique aqui e confira em nosso post anterior) que a sua empresa pode fazer com que, naturalmente, seus colaboradores se tornem recrutadores de outros talentos.

Seção Trabalhe Conosco

Ter um site corporativo é importante por diversos motivos e um deles é o marketing de recrutamento. Colocar um link de “trabalhe conosco” é uma forma muito fácil e barata de atrair talentos para a sua empresa.

Para conseguir o currículo de pessoas que realmente têm o potencial de vestir a camisa da sua empresa, divulgue alguns dados importantes como, por exemplo, missão, visão, valores e diferenciais da sua organização. Outra dica interessante é colocar um pequeno vídeo institucional para que os candidatos sintam um pouco do clima organizacional antes de concluírem as suas candidaturas.

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