Estratégias de endomarketing para fortalecer a sua equipe

Fazer endomarketing significa aplicar estratégias de marketing dentro da própria empresa, ou seja, implantar ações específicas para os seus colaboradores.

Adotar o endomarketing na sua empresa é importante porque faz com que a motivação e o engajamento dos seus funcionários aumente, melhorando a produtividade e diminuindo os conflitos e os índice de faltas e de rotatividade.

Conheça agora algumas estratégias simples que podem ser aplicadas em negócios de qualquer área de mercado.

Integração entre os departamentos

Adotar como estratégia o agendamento de reuniões onde se possa ouvir a todos, confraternizações dentro da empresa e visitas guiadas pelos departamentos, facilita o estabelecimento de laços entre os colaboradores.

Mesmo se a empresa for de médio ou grande porte e sem muita interação entre os setores, é importante que todos se vejam como colegas de trabalho, produzindo em cooperação para um objetivo em comum: o crescimento da empresa.

Treinamentos e palestras motivacionais

Investir em treinamentos para o desenvolvimento das equipes de trabalho faz com que os colaboradores se sintam mais seguros e preparados para a sua rotina de trabalho, o que ajuda a melhorar a produtividade.

É interessante, também, fortalecer o seu endomarketing com palestras e atividades que motivem os funcionários, de forma que eles se sintam mais valorizados e plenamente capazes de realizarem o seu trabalho.

Investimento na qualidade de vida dos colaboradores

Colaboradores felizes e satisfeitos produzem mais, criam melhores ambientes de trabalho e faltam menos. Além disso, quanto mais investimento em qualidade de trabalho e de vida para os seus funcionários, mais provável será eles “vestirem a camisa” da empresa.

Presentear com ingressos de cinema ou de competições esportivas, por exemplo, é uma boa opção para proporcionar lazer aos funcionários da empresa e aumentar a satisfação.

Oferecer ginástica laboral em determinados horários da semana, para quem quiser praticar, também é uma ótima alternativa para promover o bem-estar da sua equipe.

Criação de acesso à direção

Um relato muito comum nas empresas é a distância entre a diretoria e os colaboradores que não possuem cargos de gerência.

Por isso, criar um canal de comunicação para todos os funcionários falarem com os diretores sobre as dificuldades no trabalho e fazerem sugestões, faz com que eles se sintam importantes dentro da organização.

Empresas que não facilitam relações mais próximas entre todos podem passar a impressão de que tratam seus empregados como números e não como pessoas. Isso é muito ruim para a imagem da empresa e diminui a motivação dos colaboradores, o que certamente colabora para aumentar a rotatividade de pessoal.

Modernização e harmonização do ambiente de trabalho

Um posto de trabalho bem organizado, com mobiliário em bom estado e decoração alegre tem o poder de aumentar a sensação de conforto nas pessoas.

Outra ação interessante para essa estratégia de endomarketing é reforçar a marca e a cultura da empresa com elementos como logotipos em 3D e itens de escritório personalizados com a marca da empresa.

O uso de uniformes bonitos, confortáveis, que reforcem a cultura organizacional da sua empresa e despertem o sentimento de igualdade e de pertencimento à equipe também é de grande importância para deixar o ambiente de trabalho mais harmônico.

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