ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A Ergonomia é um termo que se originou do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”. Hoje, a Ergonomia nada mais é que a ciência que estuda a relação entre o ser humano e o trabalho que ele exerce, pois ela está relacionada em aplicar técnicas onde o trabalhador possa desempenhar melhor o seu trabalho, sem que a sua saúde seja prejudicada, e consequentemente, aumentando a produtividade.

A ergonomia é importantíssima para prevenir danos à saúde, podendo ser classificada em 3 tipos:  

Físico:  orienta sobre a postura corporal, movimentos repetitivos, manuseio correto e seguro de materiais e equipamentos;

Cognitiva: Está relacionada a saúde mental e psíquica do indivíduo como: raciocínio lógico, memória, estado emocional (estresse) e movimentos motores;

Organizacional: Refere-se principalmente a organização no trabalho e otimização, de forma a tornar as atividades do dia a dia do trabalho mais simples e práticas;

3 Dicas de como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho

1º Adaptando a postura corporal de forma correta de acordo com as condições de trabalho do colaborador, sendo sentado ou em pé, ajustando os equipamentos de segurança de uso pessoal e instrumentos ao corpo;

2 º Disponibilizando itens como: móveis, iluminação e ventilação adequados ao ambiente e acústica apropriada para diminuição de ruídos;

3 º Treinamentos constantes aos colaboradores para que conscientizados possam pôr em práticas as orientações ergonômicas, permitindo assim uma melhor produtividade, segurança e bem-estar;

Portanto, é necessário que as empresas se atentem para que riscos à saúde de seus colaboradores sejam evitados com ações apropriadas que eliminem danos físicos e mentais. Os empresários que buscam prevenir acidentes no local de trabalho, não só respeitam os seus colaboradores, mas também veem o custo benefício dessa medida.

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