Comunicação e relacionamento: como melhorar o ambiente laboral

Alguém que exerce um cargo de chefia, mas que não domina uma boa comunicação, é apenas um chefe e não um líder. E, se não há uma figura forte de liderança, dificilmente os colaboradores serão motivados a atingir um alto desempenho.

Além disso, é importante que haja uma comunicação efetiva entre todos os seus funcionários, de forma a promover excelentes relacionamentos e sintonia entre as equipes.

Abaixo estão descritos alguns pontos interessantes que você pode incluir nas rotinas ou nos treinamentos da sua empresa, de forma a melhorar o clima organizacional e o andamento de todos os processos de trabalho.

Endomarketing

O marketing é uma estratégia fundamental para que visitantes sejam convertidos em clientes satisfeitos e fiéis. Podemos aplicar a mesma lógica para fazer um marketing interno, encantando e fidelizando os colaboradores da empresa.

O ideal é que toda comunicação dentro da empresa, especialmente aquela de cima para baixo, de líderes para subordinados, deve ser pensada para tornar os colaboradores engajados com a organização.

Canais de comunicação

Há diversos canais de comunicação disponíveis hoje em dia, circulares, telefonemas, mensagens de e-mail, SMS, mensagens via aplicativos e, claro, a comunicação verbal presencial.

Todos esses meios são úteis em situações distintas, até mesmo aqueles mais antigos. É importante saber escolher qual canal utilizar em cada situação, para que a comunicação seja absorvida de forma efetiva.

Escuta ativa

Uma boa relação entre duas ou mais pessoas depende da comunicação sem ruídos. E, para que haja uma troca harmônica de informações, é essencial saber ouvir.

A escuta ativa é uma ótima técnica para garantir o entendimento entre as partes e estabelecer uma conexão mais forte e empática. Para ouvir ativamente é preciso se certificar de que estamos entendendo o que o outro diz, ao mesmo tempo em que demonstramos interesse no que está sendo falado.

A melhor maneira de praticar a escuta ativa é fazendo perguntas de confirmação após a fala da outra pessoa. Por exemplo, se alguém falar que não sabe fazer um relatório, o interlocutor poderia perguntar: “você não sabe o que deve escrever em um relatório?”. Então o outro teria a oportunidade de confirmar se é esse o problema ou explicar o que realmente quis dizer.

Comunicação personalizada

Na maioria dos casos, o ambiente de trabalho exige um relacionamento mais formal, sem o uso de gírias ou expressões populares. Em certos casos, é necessário uma linguagem mais técnica.

Mas, mesmo que seja preciso manter um clima de formalidades, o trato um a um pode ser melhorado com o uso de linguagem mais próxima ao outro.

Principalmente em casos mais delicados, quando um líder deve passar uma tarefa difícil ou advertir sobre algum erro cometido pelo subordinado. Quanto mais amigáveis forem as palavras, mais fácil será para o colaborador aceitar de bom grado o recado do seu superior.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.