Como usar o people analytics para melhorias no RH

Para que o setor de recursos humanos da sua empresa funcione da melhor forma possível, aprimorando talentos, escolhendo os treinamentos mais adequados e reduzindo a rotatividade de pessoal, é fundamental que se tenha uma análise estratégica de alguns dados.

Esses dados podem servir para entender melhor o comportamento dos colaboradores e suas interações com o ambiente de trabalho e também com os seus chefes e colegas.

Para coletar esses dados e fazer uma análise correta, as empresas usam o que se chama de People Analytics. Essa metodologia consiste na reunião de dados de diversas fontes como informações de dentro da organização, de redes sociais, de usuários e clientes, de tendências corporativas ou qualquer outro meio de coleta.

Abaixo você conhecerá algumas dicas importantes que devem ser consideradas para que o uso desses dados sejam feitos de forma efetiva, trazendo melhorias contínuas para a rotina de RH da sua empresa.

Adotar uma ferramenta que possa ser usada por todos

A análise de dados pode parecer uma tarefa complexa para muitos, mas é importante que todos consigam interpretar os resultados e conclusões do cruzamento de informações.

Além disso, é importante lembrar de que alguns dados devem ser inseridos pelos responsáveis de cada setor e não pelo gestor estratégico do people analytics. Por isso, é fundamental que todos os usuários consigam operar na ferramenta de forma simples e sem erros.

Não descartar dados

É comum acontecer a seguinte situação: após uma coleta de dados em uma fonte, algumas informações parecem inúteis para as análises estratégicas atuais da empresa.

Porém, o que parece não ter serventia hoje, pode fornecer alguns dados importantes para ocasiões inesperadas no futuro. Por isso, o ideal é armazenar arquivos contendo informação não utilizada em pastas separadas, para possível consultar futuras.

Discutir análise com os setores relacionados

Mesmo que o cruzamento e a análise dos dados da sua empresa sejam de responsabilidades dos gestores estratégicos, alguns pontos devem ser discutidos diretamente com os líderes e colaboradores que vivenciam a prática dos fatos apresentados.

Somente quem passa pela prática consegue perceber alguns resultados e variáveis que podem ser cruciais para um bom planejamento. Por isso a importância de se manter equipes diversificadas para a análise de dados baseados em people analytics.

Fazer ações de divulgação de dados

Para que o plano estratégico resultante da análise de dados da sua empresa tenha o máximo de efetividade, é essencial que os colaboradores possam ter ciência do cenário da empresa e também compreendam as ações futuras.

Para isso, o ideal é que o setor de comunicação e marketing consiga elaborar métodos de divulgação de dados, de forma que todos possam absorver as informações.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.