Como melhorar a produtividade e a gestão do tempo dos seus colaboradores

Gerenciar o tempo é fundamental para produzir mais e realizar tarefas sem atrasos e desgastes desnecessários. Por isso, é importante que a sua empresa treine os seus funcionários para que eles consigam administrar seus horários da melhor forma possível.

Confira abaixo alguns pontos importantes sobre gestão do tempo e produtividade que devem ser incorporados na sua cultura organizacional para que a sua empresa consiga atingir grandes resultados.

Identificar o que pode ser cortado ou encurtado

Muitas tarefas são repetidas tantas vezes que se tornam rotina na empresa. Mas, em alguns casos, é preciso dedicar um tempo para verificar se essas ações são realmente necessárias.

Por exemplo, algumas organizações têm o hábito de fazer reuniões semanais, mesmo quando não há fatos relevantes ou urgentes para serem discutidos. O ideal seria, então, deixar para reunir os colaboradores apenas quando há necessidade.

Delegar tarefas para os membros da equipe

É comum encontrar no ambiente de trabalho algumas pessoas que gostam de abraçar o mundo e mostrar serviço. Ser proativo e ágil são boas qualidades para um trabalhador, mas quando alguém fica sobrecarregado, pode acabar deixando algumas tarefas essenciais sem a sua merecida atenção.

Por isso, é importante implantar uma cultura de liderança e delegação para que chefes de equipes se sintam à vontade em distribuir tarefas para os seus subordinados. Ao mesmo tempo em que os liderados se sintam úteis e valorizados ao receberem responsabilidades.

Definir metas de produtividade

Antes de começar qualquer atividade, é preciso entender o porquê ela deve ser feita, como e para quê. Desse modo, o esforço é direcionado para o objetivo, sem desvios pelo caminho.

Para facilitar a definição de objetivos e metas, pode-se usar um documento no computador ou os simples papel e caneta, o que for mais produtivo para cada caso. Deve-se começar definindo o objetivo principal e dois ou três objetivos específicos.

A partir de então, deve-se definir quais são as metas a serem cumpridas para atingir cada objetivo específico.

Fazer um cronograma de tarefas diárias

Para começar um bom cronograma de atividades, o ideal é colocar as tarefas mais difíceis para serem executadas primeiro, quando ainda há mais disposição e menos cansaço. Desse modo, evita-se a procrastinação e a desmotivação.

Para montar um cronograma de fácil visualização, pode-se usar uma planilha no Excel, a agenda do Google ou, então, um aplicativo como o Trello. Esse app é mais indicado para acompanhar projetos e tarefas subdivididas em etapas, com mais de uma pessoa envolvida.

Não tentar ser multitarefa

Na ânsia de acelerar a produtividade, muitos colaboradores tentam ser multitarefa e misturam trabalhos diferentes. Mas, infelizmente, o poder multitarefa é um mito, o ser humano não tem a capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo com maestria.

Podemos alternar diferentes tipos de tarefas para evitar a monotonia, mas devemos fazer uma de cada vez para que não se perca o foco e a qualidade.

A rotina multitarefa causa uma falsa sensação de produtividade. Porém, ao final do dia, ao analisarmos o que foi feito, veremos que muitas coisas foram deixadas de lado ou realizadas com falhas.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.