Como fortalecer o valor da sua marca através de uma estratégia de branding?

A marca da sua empresa é muito mais do que um nome e um logotipo, é a identidade da sua organização, a mensagem que ela transmite ao seu público-alvo.

Por conta dessa importância, é altamente recomendado que o seu empreendimento seja pautado em um bom branding, ou seja, que faça uma gestão de marca eficiente.

Há várias estratégias para tornar o seu nome mais forte no mercado. Você pode usar diversas ferramentas para construir sua marca como redes sociais, site profissional, aplicativos de comunicação e, até mesmo, elementos de identidade internos como clima organizacional e endomarketing.

Além disso, é importante pensar em um posicionamento de marca, de modo a realizar um branding focado na imagem que você deseja passar com o seu empreendimento.

Posicionamento por atributos

Esse tipo de posicionamento de marca diz respeito ao foco nas características físicas de um ou mais produtos, nos seus diferenciais.

Um atributo importante, que gere valor para o seu público, pode ser um acréscimo de ingredientes, um acessório complementar, cores diferentes da concorrência, ou qualquer outro diferencial físico.

Posicionamento por benefícios

Diferente do posicionamento por atributos, o posicionamento por benefícios não tem por objetivo o destaque por especificações dos produtos e sim pelas vantagens que eles oferecem.

Para ter um branding forte por conta de um benefício, é preciso que seja algo que se sobressaia em relação à concorrência e que vá além de um produto de qualidade, simplesmente.

Posicionamento por qualidade-preço

Esse é outro posicionamento de marca muito adotado, principalmente por empresas que trabalham com público classe C, no qual o foco é a relação custo/benefício dos produtos ou serviços.

Manter um bom nível de qualidade cobrando um preço competitivo é um desafio para o empreendedor, mas que costuma gerar ótimos resultados, principalmente quando se trabalha com publicidade em massa.

Posicionamento por usuário

Essa é uma boa estratégia para empresas que trabalham com algum nicho de mercado. A comunicação nesse tipo de posicionamento deve ser bem específica para um público muito bem definido.

A intenção desse tipo de posicionamento é “falar a língua” do usuário do seu produto ou serviço. Desse modo, há um grande fortalecimento da marca por meio da identificação do público-alvo com a imagem que a empresa transmite.

Posicionamento por aplicação

Posicionar a sua marca por aplicação dos produtos significa focar em uma necessidade específica do cliente.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com cadeiras, você pode reforçar o seu reconhecimento de marca explorando a aplicação específica dos produtos como cadeiras com apoio lombar, cadeiras para ambiente escolar, cadeiras para gamers e várias outras.

O importante aqui é trabalhar com um ou mais nichos evidenciando os produtos e não a comunicação com o público, como o posicionamento por usuário.

Você talvez esteja se perguntando qual dos posicionamentos abordados é o melhor. A resposta para esse questionamento é: depende. Analise os seus objetivos, o seu portfólio e o perfil dos seus clientes, depois disso, escolha a estratégia que mais combina com o seu negócio.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.