Como fazer um planejamento estratégico efetivo

O cumprimento de metas e o crescimento da empresa só acontecem efetivamente quando se realiza um planejamento estratégico claro, objetivo e que possa ser facilmente acompanhado e reajustado.

Para que a sua organização possa crescer usando todo o seu potencial, é fundamental contar com colaboradores capacitados para participar da elaboração do plano estratégico, de forma que todos permaneçam alinhados rumo aos mesmos objetivos.

Neste artigo você conhecerá um método simples e efetivo de 4 passos para montar uma boa estrutura estratégica de fácil entendimento e execução para os seus funcionários.

1. Cultura organizacional

Ter uma cultura forte e definida dentro da sua organização facilita com que seus colaboradores enxerguem e vivenciem a essência do seu negócio.

A cultura organizacional pode ser resumida em 3 definições que devem ser descritas e conhecidas por todos os funcionários: missão, visão e valores.

A missão significa o propósito da empresa, o motivo pela qual ela foi criada. Por exemplo, a missão de um empreendimento na área fitness poderia ser: ajudar pessoas de todas as idades a conquistarem mais saúde e disposição com atendimento diferenciado e equipamentos de última geração.

A visão deve ser definida levando em conta onde a empresa quer chegar. Seguindo com o exemplo fitness: ser referência nacional em acompanhamento completo e democrático para a prática de exercícios físicos.

Os valores são as qualidades nas quais a empresa acredita e que são as bases para o seu trabalho. Compromisso, ética, inovação, acolhimento, alegria em atender, são alguns bons exemplos de valores empresariais.

2. Objetivos e metas

Nessa fase do planejamento estratégico devem ser definidos alguns pontos que traduzem quais resultados devem se atingidos e como a sua empresa deve buscar o crescimento.

Primeiro deve-se definir os objetivos gerais (no máximo 3) e depois os seus desdobramentos (objetivos específicos para cada objetivo geral). E, para alcançar cada objetivo específico, devem ser estabelecidas algumas metas.

As metas estratégicas devem obedecer o método SMART para garantir que sejam viáveis e efetivas. Ou seja, cada meta deve ser eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e com Tempo definido.

3. Planos de ação

Depois de definir claramente cada meta, a tarefa de estabelecer planos de ação se torna mais fácil. Para atingir as metas da empresa, é preciso traçar um plano de ação específico para cada uma delas, descrevendo um passo a passo operacional.

Nessa fase, além dos responsáveis pela elaboração da estratégia, devem participar, também, alguns colaboradores que trabalharão diretamente com cada ação estratégica.

Por exemplo, para definir ações para o corpo de vendas, é importante ouvir alguns vendedores que poderão dar ideias de melhorias, já que esses profissionais vivenciam os principais desafios da área. Eles poderão sugerir algumas soluções como montar pontos de vendas funcionais, criar uniformes mais profissionais ou implantar um novo sistema de registro para facilitar vendas posteriores.

4. Execução e acompanhamento.

A execução também faz parte do planejamento estratégico, já que é através dessa etapa que podemos testar cada ação e conferir se estão gerando os resultados previstos.

Mesmo que tudo esteja muito bem planejado, é comum que haja algumas interferências externas e que surjam fatos não esperados. Por isso, é importante monitorar constantemente o nível operacional da empresa para fazer os ajustes necessários o quanto antes, minimizando perdas e otimizando a produtividade e os lucros.

O planejamento estratégico não deve ser um documento estático. Alterações devem ser feitas periodicamente, a fim de atingir o máximo de resultados favoráveis para o crescimento da empresa.

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