Como aumentar a produtividade no setor de compras

Melhorar a produtividade dentro do seu setor de compras significa poupar tempo e recursos financeiros. Além disso, quanto melhor for a fluidez do trabalho, melhor será o clima organizacional da sua empresa.

Quer obter todos esses benefícios para o seu empreendimento? Confira abaixo algumas dicas importantes para fazer com que a rotina de compras do seu negócio seja cada vez mais efetiva.

Manter uma relação de parceria com fornecedores

Para melhorar a produtividade e manter o estoque em dia com o menor preço possível, o ideal é criar um relacionamento mais próximo com cada fornecedor. Comprar diretamente da internet ou fazer pedidos por telefone pode parecer mais produtivo, mas um processo de negociação e construção de parcerias pode gerar mais frutos a longo prazo.

Quando há dois ou mais humanos negociando valores e condições, geralmente consegue-se chegar a um ponto mais vantajoso para ambos os lados. Além disso, quanto mais tempo de relacionamento entre empresa e fornecedor, maior será a probabilidade de a sua organização ter sempre as mercadorias de que precisa e da melhor forma, inclusive em casos emergenciais.

Investir em um software de controle de compras

Controlar todas as entradas e saídas de insumos e mercadorias é uma tarefa trabalhosa e bastante demorada. Mas há alguns meios de melhorar esses processos, como, por exemplo, a implantação de um sistema de controle informatizado.

Quando há cálculos e relatórios automáticos sobre a situação do estoque da sua empresa, todo o acompanhamento das necessidades do setor de compra fica muito mais fácil. Além disso, esse tipo de tecnologia ajuda a evitar erros matemáticos e facilita a visualização de todo o histórico das compras o que, por sua vez, ajuda no planejamento estratégico futuro.

Prever mudanças nas demandas e sazonalidade

Em boa parte do ano, as demandas do setor de compras costumam ser previsíveis, o que facilita o processo de planejamento e antecipação de compras para evitar apertos e falta de insumos e mercadorias.

Mas em alguns momentos podem ocorrer necessidades muito abaixo ou acima do normal, como fins de ano e grandes feriados. Ou, dependendo da sua área de atuação, até mesmo o clima pode afetar consideravelmente as demandas.

Por isso, é preciso sempre estar atento a essas variações e tentar fazer antecipações de forma a não faltar matérias-primas, estoques de produtos e também para evitar comprar mais caro por conta de pedidos pequenos e emergenciais.

Fazer benchmarking para melhorar processos

Uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade em algum setor da sua empresa é observando os processos de outras empresas do mesmo segmento.

Fazer benchmarking significa aprender com os seus concorrentes para aprimorar estratégias dentro da sua organização. E isso pode ser aplicado com muito sucesso também no setor de compras.

Você quer transmitir a ideia de uma marca forte para os seus clientes e aumentar a economia e o conforto dos seus colaboradores com uniformes modernos e de qualidade? Faça um orçamento conosco, teremos o prazer de atender as suas necessidades de forma rápida e personalizada. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.