Big Data RH

Vivemos em um ambiente de negócios que muda rapidamente e a inovação pode ser descoberta em todos os lugares. Por isso, é importante entender sobre o uso do Big Data RH no mercado.

Há dados disponíveis em todos os lugares e isso significa uma quantidade enorme de informação que deve ser usada e tratada corretamente. Ainda não é comum usar o Big Data RH, mas isso está mudando com o tempo.

Atualmente, o Big Data RH é amplamente usado nas áreas de marketing, gestão e financeiras…, mas a indústria de RH e os departamentos dentro das organizações devem agilizar e usar dados no planejamento estratégico de sua empresa.

Estratégias de Big Data RH

Com a ajuda da análise estratégica, os departamentos de RH podem construir modelos, perfis ideais e criar ideias excepcionais, que podem ser extremamente úteis durante processos de seleção.

– Esses perfis devem ser a base da seleção de novos candidatos, por exemplo. (“quem é necessário para o cargo? ”, “quem será bem-sucedido na posição? ”, “quem foi bem-sucedido em cargos semelhantes em outra empresa? ”).

Portanto:

  • O uso de Big Data RH torna empresas mais eficaz.
  • Isso está ligado a critérios de seleção, e a maioria das empresas a usa para escolher a pessoa certa para uma posição.

Para os profissionais de recursos humanos, um dos critérios de seleção mais importantes é a qualificação do candidato.

Isto significa que os estudantes de universidades famosas podem encontrar um local de trabalho de forma mais fácil se o incentivo ao Big Data RH for oferecido.

É essencial que dados sejam analisados e transformados em informação para que as empresas melhorem seus resultados.

Como as empresas de recursos humanos podem usar, na prática, o Big Data RH?

A análise de dados usada no Big Data RH pode ajustar o grupo de critérios de, por exemplo, uma contratação, através da priorização de determinadas características que apontam para um melhor desempenho.

– Resultados: estudos mostram que existe apenas uma pequena correlação entre o sucesso de um vendedor e a qualificação da universidade que a pessoa possui.

  • Neste caso, o bom desempenho tem origem no conhecimento do mercado, na mentalidade de vendas, nas boas habilidades de gestão do tempo e nas habilidades multitarefa, e não no nível da qualificação da universidade ou nas referências apresentadas.
  • Isso é possível de ser analisado na prática por profissionais do ramo de recursos humanos que apostam no uso do Big Data RH.

Finalmente, analisando fatores e critérios de seleção, as organizações são capazes de aumentar suas receitas, em meio ano, em muitos milhões de dólares.

Identificação de problemas com o Big Data RH

Os problemas dentro de uma organização, geralmente, consistem muito na alta taxa de rotatividade de funcionários e nas consequências financeiras daí decorrentes.

– Um processo de seleção de funcionários mais sofisticado, com o uso do Big Data RH, impede esse tipo de situação.

Para isso, o primeiro passo é a identificação dos funcionários bem-sucedidos e menos bem-sucedidos e suas competências com a ajuda de RH, de dados psicométricos e de negócios.

Finalmente, é construído o padrão mínimo dos processos de seleção de cada empresa.

Resultados com o uso do Big Data RH

Pensando nos exemplos acima, fica claro que os resultados da análise de Big Data podem ser facilmente transformados em resultados de negócios ou até mesmo em economias de custo específicas.

Em uma análise de Big Data RH o fator mais importante não é dinheiro, mas sim fazer mais e mais medições e métricas.

Além disso, os resultados das métricas e medições devem ser incorporados nos processos de RH, como seleção, desenvolvimento, estratégia.

Os líderes de RH devem acompanhar o ritmo desse desenvolvimento. Os critérios mais importantes são a criação de uma estratégia de RH inteligente, proativa, analítica, flexível e pronta para mudar.

Este não é o futuro, mas sim o presente do RH. Se as empresas não apostarem no Big Data RH elas não sobreviverão. É preciso agir de forma rápida e flexível, utilizando dados coletados e deles, tirar as consequências.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.